Os Dez Mandamentos nos mostram a vontade e o amor de Deus por nós. Suas diretrizes dizem como devemos nos relacionar com Ele e com os outros. Jesus viveu a lei tanto como nosso exemplo como perfeito substituto.

Os grandes princípios da lei de Deus são incorporados nos Dez Mandamentos e exemplificados na vida de Cristo. Expressam o amor, a vontade e os propósitos de Deus acerca da conduta e das relações humanas, e são obrigatórios a todas as pessoas, em todas as épocas. Esses preceitos constituem a base do concerto de Deus com Seu povo e a norma no julgamento de Deus. Por meio da atuação do Espírito Santo, eles apontam para o pecado e despertam o senso da necessidade de um Salvador. A salvação é inteiramente pela graça, e não pelas obras, mas seu fruto é a obediência aos mandamentos. Essa obediência desenvolve o caráter cristão e resulta numa sensação de bem-estar. É uma evidência de nosso amor ao Senhor e de nossa solicitude por nossos semelhantes. A obediência da fé demonstra o poder de Cristo para transformar vidas, e fortalece, portanto, o testemunho cristão.

Quais são os 10 mandamentos e onde os encontramos na Bíblia?

Encontramos a citação dos 10 mandamentos em Êxodo 20:3-17 e sua repetição em Deuteronômio 5:7-21.

Veja que os quatro primeiros mandamentos de Êxodo 20 estão representados pelo primeiro grande mandamento de Jesus que refere-se ao nosso amor a Deus; e os seis últimos de Êxodo 20:3-17 estão representados pelo segundo grande mandamento de Jesus, com relação ao nosso próximo.

1º “Não terás outros deuses diante de mim.”

2º “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”

3º “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.”

4º “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; “mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.”

5º “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

6º “Não matarás.”

7º “Não adulterarás.”

8º “Não furtarás.”

9º “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

10º “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

 

O significado dos 10 mandamentos

 
Amar a Deus sobre todas as coisas.
Mas e se a pessoa odeia todas as coisas?
Se a pessoa não tem amor a nada ao ponto de queimar todos os seus bens e a sua própria família? Uma amor levemente superior a isto é o suficiente em relação à Deus?
 
Amar ao próximo como a si mesmo
Mas e se a pessoa não ama a si mesma?
Então o masoquista que se chicoteia e fura a própria carne, pode também ser sádico para com o próximo, fazendo-lhe a mesma coisa?
Aquele que não se importa consigo mesmo ao ponto de correr de carro a 180Km por hora deve se importar da mesma forma com a família que vem em carro no sentido contrário?
E quanto ao suicida? Acaso deve amar ao próximo da mesma forma?
 
O que é necessário para se entender estes dois mandamentos?
Estes dois mandamentos partem do pré-suposto de que o cristão entende o que é Armar a Deus e ao próximo. Que também ama a si mesmo e tem valor sobre as coisas. Mas de onde vem este aprendizado?
A resposta é: Do seu processo de conversão!
O tempo deste processo de conversão pode ser algo como alguns segundos, a exemplo do ladrão na cruz, ou até de anos. Tudo depende da proximidade e do contato com Jesus, o Salvador.
 
O que acontece com uma pessoa que aos poucos, conhece cada vez mais a Jesus?
Começa a demonstrar cada vez mais o caráter de Jesus, manifestando coisas como o a misericórdia, a caridade, a humildade, o zelo pelas coisas de Deus, apreço e gratidão pelo sacrifício de Jesus e uma vontade cada vez maior de servir à Deus.
Todas estas coisas estão resumidas no amor em várias formas, sendo, o amor a Deus, o principal.
 
Quem é responsável por esta transformação?
O Espírito Santo. Através de Jesus.
 
Quando acontece a conversão?
A conversão é instantânea, no momento em que você conhece a Jesus, aceita seu sacrifício e se arrepende de seus pecados. Pelo arrependimento de seus pecados e desejo de seguir a Jesus a pessoa é batizada pelo Espírito Santo.
 
O que acontece em seguida?
A pessoa que é batiza pelo espírito santo passa a demonstrar claro conhecimento sobre o que é o Amor, quem é Deus e quem é seu próximo, assim como o valor real das coisas deste mundo. Há portanto a necessidade de reconhecer isto publicamente através da imersão nas águas.
 
Tornando-se um cristão, o que a pessoa precisa fazer?
Ser obediente a Deus em toda a sua vontade, pois a pessoa convertida para Deus, morre para o mundo e passa a pertencer ao seu novo e único Senhor. Torna-se também herdeiro de todas as bênçãos preparadas para os filhos de Deus, vivendo sob sua graça e proteção.
 
Mas e se o cristão começar a perder aquelas características adquiridas após a conversão?
A pessoa começará a ter menos amor por Deus e pelo próximo, voltando seu amor para as coisas do mundo. Será cada vez menos misericordioso, menos caridoso, menos humilde e principalmente menos zeloso para com as coisas de Deus.
 
Quando o cristão sabe que passou dos limites e afastou-se demais de Deus?
Quando percebe que infringiu algum dos 10 mandamentos da lei de Deus.
 
Quais são estes mandamentos?
1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."
 
O que estes mandamentos significam para uma pessoa cristã?
Significa que esta pessoa está sob a graça de Deus, sendo fiel à SUA vontade.
 
O que o cristão deve fazer quando percebe que infringiu algum dos mandamentos?
Se arrepender e pedir perdão, para que o Espírito Santo atue sobre ele a fim de restaurar sua comunhão com Deus, voltando a ter paz e amor.
 
E se o cristão não se arrepender?
Continuará a insistir em violar a lei de Deus, prosseguindo cada vez mais ao abismo.
 
Uma pessoa pode violar os mandamentos e continuar com as características cristãs, mesmo sem se arrepender?
Uma pessoa que transgride algum mandamento, sem no entanto se arrepender, em verdade já não ama mais a Deus ou ao próximo como é natural de um cristão amar.
 
Em quais mandamentos eu sei que estou deixando de amar a Deus?
Em todos, especialmente nos 4 primeiros mandamentos.
 
Em quais mandamentos sei que estou deixando de amar ao próximo?
Em todos, especialmente nos 6 últimos mandamentos.
 
Como saberei se estou no limite a ponto de violar algum dos mandamentos?
Quando não estiver amando à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
 
O que acontece com o cristão que, após violar a lei, afasta-se cada vez mais de Deus?
Passa a amar mais as coisas e menos à Deus, chegando ao ponto de não mais amar ao próximo e por fim nem a si mesmo.
 
E se a pessoa não conseguir voltar à Deus?
Poderá voltar à vida que tinha antes de ser cristão, retornando ao mundo, sofrendo todas as conseqüências por seus atos.
 
Como um cristão sabe que está se afastando de Deus e voltando para o mundo?
Quando não sente mais arrependimento ao infringir os mandamentos.
 
Deus abandona esta pessoa?
Deus nunca abandona os seus, mesmo que a pessoa não volte, Deus continuará indo atrás desta pessoa a fim de resgatá-la.
 
A pessoa se tornou cristã transformada, mas retornou ao que era, o que isto significa?
Significa que aconteceu algo de errado e aquela pessoa não havia sido realmente transformada, pois sua conversão não foi completa.
 
O que acontecerá se Deus conseguir resgatar novamente esta pessoa?
Dará a esta pessoa nova oportunidade de se converter realmente.
 
Tendo a pessoa se convertido novamente, necessitará se batizar novamente?
Em verdade esta será a primeira conversão, pois, a primeira não foi verdadeira. Também já estará batizada por ter se convertido verdadeiramente.
 
Mas esta pessoa deverá descer às águas novamente?
Somente se a pessoa desejar, pois, mesmo que tenha falho na primeira tentativa de conversão, já declarou publicamente a vontade de seguir a Cristo.
 
O que um cristão deve fazer para estar sempre no caminho certo?
Guardar a lei de Deus expressa em Seus mandamentos, demonstrando-lhe obediência e manter sua fé em Jesus expressa na caridade, misericórdia e praticando todos os ensinamentos deixados pelo Salvador incluindo o de levar a palavra de Deus a todos.
 
Fazendo todas estas obras o cristão será salvo?
Em verdade nenhuma obra salvará cristão algum, mas deixar de fazê-las pode sim tirar a salvação de um cristão.
 
Como assim?
Mesmo que uma pessoa siga todos os mandamentos e pratique a caridade, misericórdia e boas obras, jamais será salvo se não aceitar a Jesus e se converter realmente.
 
Se estas coisas não salvam, por que um cristão deve praticar tais coisas para manter a salvação?
Porque é inevitável, pois tudo isto é resultado de um coração transformado. Este é o verdadeiro caráter de um cristão.
 
Mas e se a pessoa tiver realmente se convertido e no entanto voltar a infringir os mandamentos?
Continuará sendo um cristão salvo pela graça, entretanto Jesus não poderá obrigá-lo a ir para o céu. Caberá então ao cristão decidir entre arrepender-se e voltar ao seu caminho ou caminhar com as próprias pernas rumo ao abismo.


Crie um site grátis Webnode