COMO MUDAR O MUNDO

 

 

Os homens, em toda a sua história, têm vivido a vida toda em busca de respostas para perguntas básicas, que surgem desde a infância e não nos abandona nunca. Parecem tão obscuros os segredos da vida e tão misteriosos seus detalhes, que impelem o ser humano a viver num eterno vai-vem de alegrias e angústias, tragédias e vitórias. Uns vivem deprimidos e pessimistas a todo instante, outros tornam a utopia possível num simples gesto de amizade, de carinho e de amor. Outros mentalizam a felicidade e passam a ser felizes, enquanto muitos abandonam a própria auto-estima e vivem como que prontos a dar cabo da própria vida.

Quanto mistério envolve a vida! Quanta dúvida nunca respondida! Quanta miséria despercebida e quanta corrupção acolhida! A desonestidade e falta de ética assola e devasta o mundo, a sociedade e a família. A infidelidade se eterniza nos homens e dá entrada para todas as paixões carnais no coração humano. A ignorância ronda até mesmo as mentes brilhantes. A agonia e o desespero parecem incontroláveis para muitos de forma que se afogam nos vícios. A incredulidade acompanha o homem desde a infância. Os maus hábitos são passados de pai para filho. A marginalidade cria um mundo novo, onde quem manda são os próprios marginais. Os bons homens, bons cristãos, cidadãos e políticos estão à míngua. Os verdadeiros mestres perecem estar em extinção. Os bons pais são a "esmagadora" minoria, se é que a maioria das pessoas ainda tem os pais, juntos. A moral foi dilacerada por novos costumes que vão contra as normas, as regras e a etiqueta; e aproximam cada vez mais os homens dos animais. A evolução (em que muitos ainda conseguem acreditar) acaba e dá início à involução das espécies, notadamente do homem. Já quase ninguém crê realmente em Deus e muito menos dá valor à religião, como um todo. As regras são quebradas a todo instante, os princípios são traspassados diariamente, enfim, cada um quer viver conforme acha melhor, mesmo que isso ocasione o sofrimento alheio, a desobediência aos pais e às leis, e mesmo à Deus.

Como mudar o mundo? - é o que ainda tem coragem de perguntar os homens. Fazem tudo ao avesso, corrompem as boas maneiras, prejudicam constantemente o próximo, nem sequer pensam em ajudar e sacrificar-se por alguém e ainda perguntam. Como que se a resposta fosse algo do qual estivessem totalmente alheios. Como que se a solução para o mundo fosse a mudança de atitude dos outros, apenas.

A primeira pergunta que se deve fazer é "Como mudar eu mesmo?", pois é exatamente aí que se encontra a chave para o desenvolvimento, para a paz, para o amor e para a felicidade. A solução está em nossas próprias mãos! No modo como agimos e em nossa atitude mental para enfrentar a vida e seus desafios. No modo como tratamos os outros e nos esforçamos para o seu bem. Na maneira que falamos, nos sonhos que temos, nas lutas em que nos dedicamos e nos atos que, formarão os fatos do mundo.

Se conseguirmos mudar o eu, que por natureza é cruel e mau, aí poderemos dar o próximo passo, "Como mudar os outros?", que consistirá numa ferrenha luta, talvez por toda a vida, tentando conter a perdição do próximo. É aí que entra a caridade, o respeito, o humanismo, a tolerância, a misericórdia, o amor e a bondade. Como mudar as pessoas? É claro que sempre para melhor. É incutir bons pensamentos na mente alheia, e ajudar nas necessidades físico-emocionais e financeiras, é dar conselhos, é dar um abraço, um aperto de mão, um beijo.

É tirar uma pessoa da rua, da escravidão ou do vício. É dar atenção a todos. É se interessar por todos. É respeitar os mais frágeis e honrar os mais fortes. É se inspirar nos grandes homens para vencer e seguir o exemplo. É procurar soluções para o sofrimento de todos aqueles que vivem em condições precárias. É não somente falar, mas agir sempre e muito mais.

Se, de fato, conseguirmos a proeza de mudar um homem sequer, daremos exemplo para que os outros nos imitem e também o façam, e enfim abriremos caminho para mudar o mundo. Nós somos o mundo. O mundo é melhorado toda vez que uma vida se transforma para melhor. Se um doente se cura, se um pobre é ajudado, se um órfão é acolhido, se uma escola ou um hospital são construídos, o mundo, por conseqüência, se torna um lugar mais sadio, mais humano e mais progressista. Depende de nós um mundo melhor, para tanto, basta que sejamos pessoas melhores!

 

Nelson Malzoni (2005)