PATRIOTAS DESTA NAÇÃO, UNI-VOS

 

 

Estamos vendo a cada dia, o rumo que tomam os desígnios dos homens. Sua sede insaciável de lucro, por meios lícitos ou ilícitos e seu orgulho e egoísmo crescentes. Os princípios dantes tão amados e conservados no peito, hoje são chamados de meras formalidades inúteis e de tola moralidade. Os idosos esqueceram-se dos velhos tempos, dos grandes sonhos, perderam enfim, toda a esperança. Os jovens ainda usam constantemente sua força para lutar, e seus rápidos pensamentos, prontos para a revolta e para as mudanças; mas esta luta já não é a mesma... Ela tem se desvirtuado dos verdadeiros princípios que deveriam nos guiar. Eles têm lutado, muitas vezes, a luta errada. Têm procurado o caminho errado, têm formulado os sonhos errados e perdido a verdadeira batalha da vida. Têm mudado o que nem tanto se precisava; no seu anseio de revolução, buscaram uma falsa liberdade, uma falsa independência, e formaram um errado conceito do objetivo da vida.

Já quase não há quem reverencie nossa bandeira, quem leve no coração o objetivo mor de todo verdadeiro cidadão: a luta individual pela concretização do bem comum. A luta por uma causa solidária, que não busque apenas o seu próprio crescimento, mas o de todos ao redor. O dia em que compreendermos que ajudando os outros a ter uma vida melhor, nós também viveremos melhor, tudo será diferente! O dia em que olharmos para o próximo com compaixão, haverá para todos nós um sentimento sem precedentes, e que é o caminho único por uma pátria melhor, com mais qualidade de vida, com uma sociedade ética e por um lugar em que reine o amor entre os homens.

O que é o patriotismo? Palavra tão falada, tão ouvida, mas tão pouco sentida! Sentimento que habita em tão poucos corações! O patriotismo é o amor pela pátria, por essa maravilhosa nação, nosso berço e nosso lar. Mas antes de tudo é o amor por nossos compatriotas, e não a guerra entre eles. Amando uns aos outros é que construímos a paz e a justiça. Amando uns aos outros é que adquirimos a ética e a moral. Amando uns aos outros é que lembramos também de Deus, e descobrimos que somos todos filhos de um mesmo Pai. E por sermos irmãos é que se faz necessário o respeito mútuo, para o aperfeiçoamento e felicidades mútuas. É só vendo desta maneira, que podemos juntos continuar a feliz jornada rumo a um mais belo dia, em que reine a paz e a justiça como frutos de um povo, que não luta apenas para si, mas para dar um fiel exemplo para todos os povos, que nossa nobre gente, é mais feliz porque ama, e porque ama é que tanto luta por seus eternos ideais...

Entretanto, por maior que seja a nossa luta, e mais belo seja nosso exemplo, falta o principal: a união de nosso próprio povo, como um todo, em favor da pátria e pelo fortalecimento da nação. Como vimos, muitos teimam no seu mau caminho, que malévolamente trilham, sem amor no coração e com a própria consciência distorcida. Não vêem mais o perigo, não sabem mais o que é o respeito, tão menos querem ouvir a palavra ética, e desconsideram as palavras amor e justiça. Mas infelizmente temo em ser realista e ter de dizer que assim sempre o será. E jamais todos entrarão na luta, muito menos abraçarão a causa. Por que o seu interesse é adverso do que querem os bons homens. O que querem é apenas seu próprio proveito e ganho, seus próprios prazeres e lucros. E torna esse o fim de suas lutas, e o meio todos nós sabemos. Basta olhar para o lado e notar o acúmulo de posses, a aviltante corrupção, a imoralidade cada vez maior, a crise na base da sociedade que é a família e a crise no sistema educacional. Sem falar no sistema político e até mesmo artístico e filosófico de alguns setores da sociedade, tão transgressores das normas implantadas constitucionalmente em nosso país. E sem falar no desprezo com que os pais olham para os filhos e vice-versa; na teimosia em desrespeitar a autoridade divina; na vulgaridade dos atos e na banalidade dos fatos; na desesperança que toma o nosso pensamento quando vemos a assolação provocada pela violência, pela criminalidade; sem contar que o próprio sistema político, que independe de partidos, torna possíveis esses desajustes e desmazelos da nação, por não darem à educação, sua atenção devida, como que ignorassem que uma boa educação é o único caminho para o respeito às leis, para uma sociedade livre de drogas, de imoralidades, de vícios, de corrupção, de politicagem, e de uma série de flagelos que açoitam diariamente as costas de quem busque o bem. Sem falar que uma boa educação, traz por conseqüência inevitável e desejável, uma boa saúde, melhor qualidade geral de vida, desenvolvimento mais acelerado e desaceleramento e destruição progressiva do desemprego.

Mas não hei de me preocupar com a tragédia, antes hei de me ocupar com as alegrias e certezas. Que é destas que produzo n'alma a mais formosa utopia para nossa querida pátria. Jamais deixará de haver os que optam pelo caminho errado, e que dia a dia, o percorrem cada vez mais, como que à procura de autodestruição. Esperança é o que trago no peito e todos os verdadeiros patriotas deveriam sentir!

Por mais que a ética seja vilipendiada pela corrupção... Por mais que o amor seja traspassado pelo ódio... Por mais que a guerra reine e nos tire a paz... Nunca deixará de haver quem busque o bem e por ele lute! Nunca deixará de existir ao menos um homem, que lute pela paz! Que lute pela justiça!

Amados compatriotas patriotas companheiros desta luta, Lutemos! Que a vitória já avisto à nossa frente!

Parabéns, digo desde já, pelas lutas que enfrentastes ao longo da jornada; por que importa que através de muitas lutas, Vençamos! E tendes vencido com muita perseverança, até o meio de nossa caminhada, rumo ao gozo dos frutos que hemos logo de colher, porque plantamos com muito esforço, força e dedicação! Quisera eu, que visse-nos nossos queridos mestres de revolução, como Filipe dos Santos e Tiradentes, aos seus lados, jamais com a covardia de abandoná-los no momento crucial da revolução...

Agradecido sou pela dolorosa luta que enfrentaram nossos antecedentes queridos, os pais de nossa pátria. Cada um em seu setor, cada revolução por uma causa, mas trazendo sempre a mesma nobreza e produzindo sempre os atos de verdadeiros heróis! Agradecido sou por todo aquele que almeja seguir conosco em nossa luta e por aqueles que dia a dia nos inspiram a prosseguir! Sinto um prazer indizível e indelével que só tem quem ama a pátria!

Hemos, com nossa luta, de mostrar a este querido e esplendoroso país, os louros de sua glória, o valor de nossa causa, e a nobreza de seu nome. Já se passaram mais de 500 anos que formado começou a ser nosso destino, destino que tem apenas os bravos guerreiros: a concretização de seu sonho! Eis-nos aqui, parte do resultado daquele grande processo de civilização e de integração de raças e culturas. Parte do resultado desta luta que ainda caminha, dia a dia, em busca de um país mais humano, mais fraterno e mais justo! Que Deus vos abençoe a todos e Sucesso! A vitória nos espera...

Patriotas desta nação, Uni-vos!

 

Nelson Malzoni (2005)


 



Crie um site grátis Webnode