Opções para o tratamento do tabagismo

Cerca de 20% da população adulta é fumante. 70% destes, quando questionados, expressam desejo de parar de fumar e 40% afirmam já terem tentado pelo menos uma vez largar o vício. A taxa de sucesso, porém, é menor que 10%.

A nicotina é uma substância psicoativa capaz de causar grande dependência física. A ausência de nicotina na circulação de pessoas viciadas em cigarros causa intenso desejo de fumar e sintomas de abstinência como:

– Irritabilidade
– Insônia
– Angústia
– Aumento do apetite
– Ansiedade
– Dificuldade de concentração
– Depressão

Algumas substâncias como café e álcool sevem como gatilhos para o desejo de fumar.

Na hora que se decide tentar parar de fumar é importante lembrar que o ato de fumar além de ser uma dependência física, é também um comportamento adquirido, que podemos simplificar chamando de “força do hábito”.

Por isso, o tratamento psicológico pode ser tão importante quanto o medicamentoso, descrito seguir. A pessoa tem que realmente desejar para de fumar.

1) Reposição de nicotina

Pode-se oferecer nicotina sem o cigarro através de adesivos de pele, gomas de mascar (pastilha elástica) ou spray nasal.

A quantidade de nicotina oferecida desta maneira é menor que no cigarro, por isso, acaba sendo mais fácil abandonar o tabaco e depois a reposição de nicotina do que cortar o fumo e a nicotina de uma só vez.

2) Bupropiona (Zyban)

A bupropiona é um antidepressivo especialmente eficaz no controle da dependência da nicotina. O tratamento é normalmente feito com 12-24 semanas de uso da droga.

3) Vareniclina

A Vareniclina é uma droga que age nos receptores cerebrais de nicotina, “enganando” o cérebro que acha que está recebendo nicotina. O tratamento também dura 12 a 24 semanas.

Atenção: Tanto a Vareniclina como a Bupropiona são drogas, por isso, podem apresentam efeitos colaterais e apresentam algumas contraindicações. Não se deve tomar esses medicamentos por conta própria, sem avaliação médica, sob o risco de graves efeitos adversos.

O tratamento da dependência do cigarro é feito com aconselhamento médico associado a terapia medicamentosa. Quando se dissocia um do outro, os resultados não são bons.

4) Cigarros eletrônicos

Apesar de serem cada vez mais populares, os cigarros eletrônicos não são considerados uma boa opção para quem deseja parar de fumar. Primeiro porque eles não parecem ser seguros; segundo porque estudos mostram que 77% dos usuários do cigarro eletrônico permanecem fumando os cigarros convencionais.


6 Dicas para Parar de Fumar

Para parar de fumar é importante decidir por iniciativa própria terminar com o vicio do cigarro, procurando se informar sobre as vantagens de abandonar o vício, como ajudar a melhorar o funcionamento do coração e pulmões e diminuir o risco de desenvolver problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC e mesmo câncer, por exemplo.

É possível deixar de fumar sem recorrer a ajuda médica, porém, é sempre importante seguir algumas dicas para evitar a recaída e, por isso, cumprir algumas orientações para parar de fumar pode fazer o vício do cigarro desaparecer sem grandes sacrifícios.

Algumas dicas para deixar de fumar, incluem:

Definir data
Definir data
jogar fora objetos
jogar fora objetos
Evitar cheiro de fumaça
Evitar cheiro de fumaça

Dica 1 - Definir uma época para deixar de fumar

É fundamental definir uma data ou um período para deixar completamente o cigarro, num intervalo nunca superior a 30 dias depois de ter pensado em deixar de fumar.

Por exemplo, no dia 1 Maio pode-se planejar e visualizar a vida nova sem fumar e determinar o último dia possível para parar de fumar, como dia 30 Maio, ou definir um dia com significado, como terminar um curso, ter um novo emprego ou terminar um maço, por exemplo torna-se mais motivador e mais fácil de iniciar.

Dica 2 - Retirar objetos relacionados com o cigarro

Para deixar de fumar deve-se começar por tirar de casa e do trabalho todos os objetos relacionados ao cigarro, como cinzeiros, isqueiros ou pacotes de cigarro velhos.

Dica 3 - Evitar o cheiro

Uma outra dica importante é evitar o cheiro do cigarro e, por isso, deve-se lavar as roupas, cortinas, lençóis, toalhas e qualquer outro objeto que possa ter cheiro de cigarro. Além disso, evitar locais onde estão fumando também é aconselhável devido ao cheiro da fumaça.

Dica 4 - Comer quando surgir a vontade de fumar

Quando se deixa de fumar, deve-se manter à mão uma bala sem açúcar, um copo de água ou chá, pedaços de gengibre ou suco de goiaba, para mascar ou beber sempre que der muita vontade de fumar, ajudando também a diminuir a sensação de fome. Veja como fazer em: Suco de goiaba para parar de fumar.

Além disso, nestes momentos é importante evitar alimentos ricos em gordura e açúcar, pois o risco de engordar é maior, sendo importante praticar atividade física durante este período. Assista mais dicas no vídeo a seguir:

 

Dica 5 - Fazer atividades agradáveis

Quando a vontade de fumar vier, é importante que o fumador se distraia, fazendo atividades que lhe dê prazer e substitua o sentimento de perda, por exemplo, passear ao ar livre, ir na praia ou jardim.

Além disso, deve-se fazer uma atividade que ocupe tempo e as mãos diariamente, como fazer crochê, jardinagem, pintar ou fazer exercício físico, são ótimas opções.

Dica 6 - Envolver a família

Para deixar de fumar, o processo é mais fácil e menos custoso quando a família e os amigos próximos estão envolvidos no processo e ajudam, respeitando os sintomas caraterísticos da abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação, mal-estar físico, dores de cabeça e alterações do sono, por exemplo.

Além destas dicas, existem outras opções que podem ajudar a parar de fumar, como o cigarro de chá verde ou alguns remédios com vareniclina e bupropiona, que ajudam o organismo a adaptar-se e a desintoxicar do vício do cigarro.

Teste para avaliar o grau de dependência do cigarro

Para se avaliar o grau de dependência do cigarro, pode-se fazer o teste de Fagerstrom.

Pergunta Opções
1. Em quanto tempo após acordar fuma o primeiro cigarro?

a) até 5 min - 3 pontos

b) 6 a 30 min - 2 pontos

c) 31 a 60 min -1 ponto

d) + de 60 min: 0 pontos

2. Acha difícil não fumar em locais proibidos (como igreja, cinema)?

a) Sim - 1 ponto

b) Não - 0 pontos

3. Qual o cigarro que mais o satisfaz?

a) 1ª da manhã - 1 ponto

b) outro - 0 pontos

4. Quantos cigarros fuma por dia?

a) até 10 cig - 0 pontos

b) 11 a 20 cig- 1 ponto

c) 21-30 cig - 2 pontos

d) + 30 cig - 3 pontos

5. Você fuma mais frequentemente de manhã?

a) Sim - 1 ponto

b) Não - 0 pontos

6. Você fuma mesmo doente, quando fica na cama?

a) Sim - 1 ponto

b) Não - 0 pontos

Após responder ao questionário, deve-se somar os pontos de todas as questões e analisar o resultado, sendo que:

  • 0 a 2 pontos - dependência muito baixa
  • 3 a 4 pontos - dependência baixa
  • 5 pontos - dependência media
  • 6 a 7 pontos - dependência elevada
  • 8 a 10 pontos - dependência muito elevada

Normalmente, quanto maior o grau de dependência maior a dificuldade de parar de fumar porém, o mais importante é a determinação para parar de fumar.

Em alguns casos, pode ser necessário acompanhamento médico para iniciar o uso de remédios, como comprimidos ou adesivo de nicotina, para ajudar a deixar de fumar.